Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Os males da calunia parte II



Provas na Sunnah

1. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Seu sangue, sua propriedade e sua honra são sagrados [inviolável] para você, assim como também é este dia, este lugar e este mês”. [Sahih Al-Bukhari 1741 e Sahih Muslim 1679].

Ibn Al-Mundhir faz a seguinte observação: “O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] havia proibido a calunia em seu discurso de despedida aos seus seguidores, ligando a sua proibição à proibição da transgressão contra a vida de outra pessoa ou a propriedade. Então, enfatizou o quanto é proibida declarando a sua proibição ser como da inviolabilidade da terra e do mês sagrado”.

2. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Um dos grandes sinais do fim dos tempos é soltar a língua sem ter direito contra a honra de um muçulmano”. [Sunan Abu Daud 4877].

3. ‘Aishah relata que ela disse ao Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]: “Vou dizer algo a você sobre a Safiah, ela é baixinha”. Para isso, ele respondeu: “Tu dissestes uma palavra que se pudesse ser misturada com a água do mar, iria contaminá-lo”. [Sunan At-Tirmidhi 2502 e Sunan Abu Daud 4875].

Al-Mubarakfuri, em seu comentário sobre esse hadith, escreve: “Isso significa que se a calúnia fosse algo que pudesse ser misturado com a água do mar, visivelmente a contaminaria apesar da grande quantidade e abundancia de água que o mar contém. Como será então quando ela é misturada com as nossas miseras boas ações?”

4. Uma vez dois companheiros criticaram um homem que tinha sido punido por cometer adultério. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] estava viajando e ao passar pela carcaça de um burro disse: “Onde estão essas duas pessoas? Abaixe-se e comam da carne do burro!”. Sunan Abu Daud 4428].

Eles disseram: “Ó Profeta de Allah! Quem comeria isto?”.
Ele disse: “Vocês dois recentemente difamaram a honra do seu irmão, o que é muito pior do que comer isso”. 

Algumas palavras dos Predecessores Piedosos [Salaf]

‘Amr b. Al-‘As, enquanto viajava com seus companheiros, passaram por corpo de uma mula apodrecendo e disse: “Juro por Allah, é melhor um de vós comer desta até que encha o estomago do que comer a carne de um muçulmano”.
Ka’b al-Ahbar disse: “Caluniar os outros anula as boas ações de uma pessoa”.

Al-Hasan Al-Basri disse: 

“Juro por Allah, a calunia é mais rápida no consumo da religião de um muçulmano do que uma infecção gangrenosa que consume o corpo humano”.

Sufian b. Uiainah disse: “A calunia é pior do que uma dívida. A dívida pode ser paga, mas a difamação não”.

‘Ali b. Al-Husain vez, ouvi duas pessoas envolvidas na calunia e disse: “Mantenha-se afastado da calúnia, pois é a comida de vira-latas entre as pessoas”.


Razões pelas quais as pessoas entram no pecado de caluniar outros

1.     A fraqueza da fé e a falta de piedade tornam a pessoa descuidada no falar, não medindo as próprias palavras e rebelando-se com as pessoas quando falar.

Quando ‘A’ishah foi acusada de desonestidade, sua co-esposa Zainab bint Jahsh foi questionada a respeito dela. Zainab disse: 

“Ó Mensageiro de Allah! Eu protejo minha audição e minha visão. Eu não sei nada dela, exceto aquilo que é bom”. ‘Aishah depois comentou: “Ela era minha rival dentre as esposas do Mensageiro de Allah [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]. Que Allah a mantenha no caminho da piedade”. [Sahih Al-Bukhari 2661].

2. Outro motivo para as pessoas cometerem calunia, é devido às amizades que elas mantêm. Para agradar os seus amigos e conhecidos elas cometem inúmeras calunias com as pessoas. Allah nos diz transmitindo as palavras dos habitantes do inferno [significado em português]: “Dialogávamos em vão, com os faladores”. [Surah Al-Mudaththir 74: 45].

3. Outra razão é o ódio, a inimizade e a inveja para com os demais. Ibn Taymiyah diz: “Algumas pessoas são inspiradas pela inveja e cometem calunia, e ao fazer isso, combinam dois traços desprezíveis: A calúnia e a inveja”.

4. Amor ao mundo e à busca de status fazem com que as pessoas caluniem outros. Fudail ib ‘Iiad disse: “Ninguém quer a liderança sem a inveja e a transgressão, procurando defeitos nos demais e odiando ao ouvir alguém mencionar qualquer coisa boa de outra pessoa”

Como nos livrar desta característica desprezível

1.      Podemos nos proteger desse tipo de comportamento com dos demais, aumentando nosso medo do castigo de Allah e através do nosso sentimento de vergonha diante Dele. Isto pode ser obtido através da leitura e reflexão frequente sobre os versículos do Alcorão e nos ahadith de nosso querido Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], onde falam sobre a punição de Allah, no encorajamento do arrependimento e naqueles que nos advertem sobre as más ações.

Allah diz [significado em português: 

“Pensam, acaso, que não ouvimos os seus segredos e suas confidências? Sim! Porque os Nossos mensageiros [anjos], entre eles registram”. [Surah Az-Zukhruf 43: 80].

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: 

“Sinta vergonha perante Allah como se estivesse na frente Dele. Assim que cuide sua cabeça e o que contém nela, cuide o seu estômago e que colocaste nele e pense na morte e no retornar ao pó”. [Sunan At-Tirmidhi 2458].

2. Podemos refletir sobre o quanto perdemos toda vez que pronunciamos algumas palavras ruins sobre outra pessoa.

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] uma vez perguntou aos seus companheiros:

 “Vocês sabem qual é a pessoa que está falida?”. Eles responderam: “A pessoa entre nós que está falida é aquela que não possui nem dinheiro nem provisão”. 

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse:

 “E aquele que está falido dentre os meus seguidores, é o que vem no Dia da Ressurreição com a oração, a caridade e jejum a seu favor. No entanto ele havia insultado, havia golpeado, havia se aproveitado da riqueza dos outro e, devido a isso, suas boas ações serão retiradas dele. Então, as suas boas ações acabarão e os pecados daqueles a quem ele injustiçou serão tomados e colocados em cima dele, logo será lançado no fogo [do Inferno]”. [Sahih Muslim 2581].

3. Um ótimo remédio que pode ajudar a nos livrar deste mau hábito, é o de refletir sobre nossas próprias falhas e tomar os meios para melhorar a nós mesmos. Se nos preocupar-mos com nossas próprias falhas, não encontraremos tempo para nos preocupar-mos com os defeitos dos demais. Devemos temer ao falarmos dos defeitos e erros dos outros, pois Allah poderá nos punir e nos afligir com o mesmo.

Al-Hasan Al-Basri disse: “Costumávamos lembrar uns aos outros sobre o comentar as falhas de um irmão devido a um pecado, e que ele tinha que se arrepender pois seria punido por Allah ao cair no mesmo pecado”.
Abu Hurairah disse: “Um de vocês vê a poeira no olho do seu irmão, mas não consegue ver a sujeira em seu próprio”.

4. Mantendo-se junto das pessoas virtuosas e largando as más companhias nos ajuda evitar a calunia.

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “A aparência de um bom companheiro e um mau companheiro é como de uma pessoa que transporta almíscar e outro que trabalha no fole [de uma fornalha]. A pessoa que transporta almíscar pode lhe dar algo dele ou poderás desfrutar do agradável perfume. A pessoa que trabalha no fole pode lhe sujar roupas ou pelo menos fazer você sentir o mau cheiro”. [Sahih Al-Bukhari 2101 e Sahih Muslim 2628 - e essa é a narração de Muslim].

An-Nauaui escreve comentando sobre este hadith: “Nos mostra as virtudes de se manter na companhia dos justos que realizam boas ações e possuem um bom caráter… Ele nos proíbe da companhia de pessoas que praticam más ações e inovações, aqueles que caluniam outros, aqueles que conhecidamente pecadores e ociosos”.

5. A pessoa que possui o hábito de caluniar os outros deve tomar uma decisão firme com ela mesmo para deter isso.

Podemos ver o exemplo de Rasul ibn Wahb que disse: “Fiz um juramento onde a cada vez que eu falasse mal de alguém, jejuaria um dia. Isso só me esgotou as forças, pois gostava de caluniar e jejuar. Então decidi que cada vez ao caluniar alguém, iria gastar uma moeda de prata em caridade. Então, por amor ao dinheiro, me dei por vencido da calúnia”.

Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples
unicidadeeluz@hotmail.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário