Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Os males da calunia parte I



Calunias  meras palavras porém são palavras que traz a quem as profere a vergonha e a humilhação, e que o colocam no Fogo do Inferno. Essa pessoa cedeu aos seus desejos vãos e sucumbiu a suas tendências destrutivas.


O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: 


“Um homem pode falar uma palavra sem pensar em suas conseqüências, mas por causa dela, ele mergulhará no Inferno tão fundo como a distância existente entre o leste e o oeste”. [Sahih Al-Bukhari 6477 e Sahih Muslim 2988].

Um muçulmano quando pronuncia palavras onde descreve seu irmão de forma negativa – explícita ou implicitamente – se afunda na perdição se clara e evidente através desse ato. E o que poderia ser uma perdição maior para uma pessoa do que falar mal de outras, não ganhando absolutamente nada com essa atitude, mas pelo contrario, perdendo as suas bênçãos e as suas recompensas obtidas antes por suas boas ações? E se as suas boas ações acabarem, os pecados daqueles que foram caluniados serão retirados deles e jogados todos no caluniador, até que ele seja lançado por eles [os pecados] no inferno.

Um muçulmano pronuncia uma simples palavra através da sua língua sem pensar, sem qualquer consideração e sem raciocinar que elas serão cobradas dele por ter-las dito. Na verdade, isso é algo que muitas pessoas não se preocupam.

Uma vez Mu‘adh ibn Jabal, o ilustre companheiro, perguntou ao Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] quais as boas ações que ao fazer lhe introduziria no Paraíso e o distanciaria do Inferno. 

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] mencionou-lhe as virtudes de muitas boas ações, então disse: “Queres que te informe sobre a base de tudo isso?”. Mu’adh disse: “Certamente”. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] pegou sua própria língua e disse: “Contenha esta”. Mu’adh então perguntou: “Ó Profeta de Deus! Seremos cobrados das coisas que dizemos?”. 

O Profeta [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele] respondeu: “Que sua mãe seja privada de ti, ó Mu’adh! Existe algo que jogará as pessoas de cabeça no Inferno salvo o que é colhido de sua língua?”. [Sunan At-Tirmidhi 2616 e Sunan Ibn Majah 3973].

Também disse Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]: “Aquele que possa garantir para mim o que esta entre seus lábios e o que está entre as suas pernas, eu poderei lhe garantir o Paraíso”. [Sahih Al-Bukhari 6474].

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], quando disse “o que esta entre seus lábios” estava se referindo às palavras ditas por uma pessoa diz, para garantir assim que as pessoas falem somente o que agrada Allah. Quando ele disse “e o que está entre as pernas”, se referia as relações sexuais, o que significa que a pessoa deve garantir não se envolver em qualquer atividade sexual ilegal proibida por Allah.

A calunia pode ser definida como proferir palavras com as quais é mencionado algo sobre seus companheiros muçulmanos de forma ruim [maldosa], ou mencioná-las de forma que ele fique descontente com as tais. Isso é chamado de calúnia porque uma pessoa geralmente deprecia outra na ausência desta.

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] define a intriga da seguinte maneira, e sua definição é preferível acima de qualquer outra:

Ele disse: “Você sabe o que é calúnia?” 

Eles disseram: “Allah e Seu Mensageiro sabem melhor”. Ele disse: “É falar do seu irmão algo que ele não gostaria que fosse mencionado sobre sua pessoa”. [Sahih Muslim 2589].

An-Nauaui comenta [Al-Adhkar]: “Mencionar algo a respeito sobre aquilo que seu irmão não gostaria inclui o que se refere a seu corpo, sua prática religiosa, sua moradia, sua aparência física, seu caráter e moral, sua riqueza, seus pais, seus filhos, seu cônjuge, seu empregado, suas roupas, suas ações, seu sorriso e sua expressão facial e tudo aquilo que se refere a ele. Não importa se mencionado explicitamente ou implicitamente em palavra ou através de gestos… 

Isso inclui as pessoas que dizem [zombando]: 

“Ó Allah, perdoe a todos nós!”

“Ó Allah, perdoa-nos!”

“Allah nos mantenha a salvo!”

 Tudo isso é calunia”.

“É mencionar algo sobre o seu irmão que ele não gostaria que fosse mencionado”.

Alguém perguntou: “Ó Mensageiro de Allah! Como saberás se o que eu disse sobre ele é verdade?”.

Ele respondeu: “Se o que você disse sobre ele é verdade, então fizeste calunia. Se o que você disse sobre ele é falso, então fizeste intriga”. [Sahih Muslim 2589].

A difamação é uma afirmação falsa de enorme pecado merecedor de punição severa. Allah diz [significado em português]: “E aqueles que molestarem os fiéis e as fiéis imerecidamente, serão culpados de uma falsa imputação e de um evidente pecado”. [Surah Al-Ahzab 33: 58].

Al-Hasan Al-Basri disse: “A calunia possui três manifestações, as quais são discutidas no livro de Allah. São eles: calúnia, fofoca e a difamação. Quanto à calúnia, é dizer algo sobre seu irmão que é verdade sobre ele. Fofoca é dizer algo que você já ouviu falar sobre ele. Difamar é a dizer sobre ele que não é verdade”.

A proibição da calunia

A calunia é proibida no Islam. Este é um ponto de consenso entre todos os Muçulmanos, como mencionado acima por An-Nauaui. Al-Qurtubi diz que é consenso que a calúnia é um pecado grave, devido às graves ameaças de castigo citadas no Alcorão e na Sunnah contra aquele que comete este pecado.

As provas que proíbem a calunia são consideráveis.

Provas no Alcorão

1. Allah diz [significado em português]: “Ó vós que credes, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. Não vos espioneis, nem vos calunieis mutuamente. Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa! Temei a Allah, porque Ele é Remissório, Misericordiosíssimo”. [Surah Al-Hujjurat 49: 12].

Ibn ‘Abbas comenta sobre esta aya dizendo: “Allah proíbe caluniar um crente mesmo se for uma com algo mínimo, da mesma forma proibiu comer carniça”.
Abu Y’ala comenta a comparação que esta aya faz entre as calúnias e comer carniça dizendo: “Isso enfatiza o quão é proibida a calunia. Comer carne do morto é severamente proibido. É também algo que as pessoas têm uma aversão natural, e as pessoas devem ter repugnância das calúnias da mesma forma que têm em comer esse tipo carne”.


2. Allah diz [significado em português]: “Ó vós que credes, que nenhum povo zombe do outro; é possível que [os escarnecidos] sejam melhores do que eles [os escarnecedores]. Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos chamem com apelidos [depreciativos] mutuamente. Muito vil é o nome que detona maldade [para ser usado por alguém], depois de Ter recebido a fé!”. [Surah Al-Hujjurat 49: 11].

Nenhum comentário:

Postar um comentário