Calunias meras palavras porém são palavras que traz a
quem as profere a vergonha e a humilhação, e que o colocam no Fogo do Inferno.
Essa pessoa cedeu aos seus desejos vãos e sucumbiu a suas tendências
destrutivas.
O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse:
“Um homem
pode falar uma palavra sem pensar em suas conseqüências, mas por causa dela,
ele mergulhará no Inferno tão fundo como a distância existente entre o leste e
o oeste”. [Sahih Al-Bukhari 6477 e Sahih Muslim 2988].
Um muçulmano quando pronuncia palavras onde descreve seu
irmão de forma negativa – explícita ou implicitamente – se afunda na perdição
se clara e evidente através desse ato. E o que poderia ser uma perdição maior
para uma pessoa do que falar mal de outras, não ganhando absolutamente nada com
essa atitude, mas pelo contrario, perdendo as suas bênçãos e as suas
recompensas obtidas antes por suas boas ações? E se as suas boas ações
acabarem, os pecados daqueles que foram caluniados serão retirados deles e
jogados todos no caluniador, até que ele seja lançado por eles [os pecados] no
inferno.
Um muçulmano pronuncia uma simples palavra através da sua
língua sem pensar, sem qualquer consideração e sem raciocinar que elas serão
cobradas dele por ter-las dito. Na verdade, isso é algo que muitas pessoas não
se preocupam.
Uma vez Mu‘adh ibn Jabal, o ilustre companheiro,
perguntou ao Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] quais as
boas ações que ao fazer lhe introduziria no Paraíso e o distanciaria do Inferno.
O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] mencionou-lhe as
virtudes de muitas boas ações, então disse: “Queres que te informe sobre a base
de tudo isso?”. Mu’adh disse: “Certamente”. O Profeta [que a paz e as bênçãos
de Allah estejam com ele] pegou sua própria língua e disse: “Contenha esta”.
Mu’adh então perguntou: “Ó Profeta de Deus! Seremos cobrados das coisas que dizemos?”.
O Profeta [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele]
respondeu: “Que sua mãe seja privada de ti, ó Mu’adh! Existe algo que jogará as
pessoas de cabeça no Inferno salvo o que é colhido de sua língua?”. [Sunan
At-Tirmidhi 2616 e Sunan Ibn Majah 3973].
Também disse Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah
estejam com ele]: “Aquele que possa garantir para mim o que esta entre seus
lábios e o que está entre as suas pernas, eu poderei lhe garantir o Paraíso”.
[Sahih Al-Bukhari 6474].
O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com
ele], quando disse “o que esta entre seus lábios” estava se referindo às palavras
ditas por uma pessoa diz, para garantir assim que as pessoas falem somente o
que agrada Allah. Quando ele disse “e o que está entre as pernas”, se referia
as relações sexuais, o que significa que a pessoa deve garantir não se envolver
em qualquer atividade sexual ilegal proibida por Allah.
A calunia pode ser definida como proferir palavras com as
quais é mencionado algo sobre seus companheiros muçulmanos de forma ruim
[maldosa], ou mencioná-las de forma que ele fique descontente com as tais. Isso
é chamado de calúnia porque uma pessoa geralmente deprecia outra na ausência
desta.
O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com
ele] define a intriga da seguinte maneira, e sua definição é preferível acima
de qualquer outra:
Ele disse: “Você sabe o que é calúnia?”
Eles disseram:
“Allah e Seu Mensageiro sabem melhor”. Ele disse: “É falar do seu irmão algo
que ele não gostaria que fosse mencionado sobre sua pessoa”. [Sahih Muslim
2589].
An-Nauaui comenta [Al-Adhkar]: “Mencionar algo a respeito
sobre aquilo que seu irmão não gostaria inclui o que se refere a seu corpo, sua
prática religiosa, sua moradia, sua aparência física, seu caráter e moral, sua
riqueza, seus pais, seus filhos, seu cônjuge, seu empregado, suas roupas, suas
ações, seu sorriso e sua expressão facial e tudo aquilo que se refere a ele.
Não importa se mencionado explicitamente ou implicitamente em palavra ou
através de gestos…
Isso inclui as pessoas que dizem [zombando]:
“Ó Allah,
perdoe a todos nós!”
“Ó Allah, perdoa-nos!”
“Allah nos mantenha a salvo!”
Tudo isso é calunia”.
“É mencionar algo sobre o seu irmão que ele não
gostaria que fosse mencionado”.
Alguém perguntou: “Ó
Mensageiro de Allah! Como saberás se o que eu disse sobre ele é
verdade?”.
Ele respondeu: “Se o que você disse sobre ele é verdade,
então fizeste calunia. Se o que você disse sobre ele é falso, então fizeste
intriga”. [Sahih Muslim 2589].
A difamação é uma afirmação falsa de enorme pecado
merecedor de punição severa. Allah diz [significado em português]: “E aqueles
que molestarem os fiéis e as fiéis imerecidamente, serão culpados de uma falsa
imputação e de um evidente pecado”. [Surah Al-Ahzab 33: 58].
Al-Hasan Al-Basri disse: “A calunia possui três
manifestações, as quais são discutidas no livro de Allah. São eles: calúnia,
fofoca e a difamação. Quanto à calúnia, é dizer algo sobre seu irmão que é
verdade sobre ele. Fofoca é dizer algo que você já ouviu falar sobre ele.
Difamar é a dizer sobre ele que não é verdade”.
A proibição da calunia
A calunia é proibida no Islam. Este é um ponto de
consenso entre todos os Muçulmanos, como mencionado acima por An-Nauaui.
Al-Qurtubi diz que é consenso que a calúnia é um pecado grave, devido às graves
ameaças de castigo citadas no Alcorão e na Sunnah contra aquele que comete este
pecado.
As provas que proíbem a calunia são consideráveis.
Provas no Alcorão
1. Allah diz [significado em português]: “Ó vós que
credes, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas
implicam em pecado. Não vos espioneis, nem vos calunieis mutuamente. Quem de
vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa
repulsa! Temei a Allah, porque Ele é Remissório, Misericordiosíssimo”. [Surah
Al-Hujjurat 49: 12].
Ibn ‘Abbas comenta sobre esta aya dizendo: “Allah proíbe
caluniar um crente mesmo se for uma com algo mínimo, da mesma forma proibiu
comer carniça”.
Abu Y’ala comenta a comparação que esta aya faz entre as
calúnias e comer carniça dizendo: “Isso enfatiza o quão é proibida a calunia.
Comer carne do morto é severamente proibido. É também algo que as pessoas têm
uma aversão natural, e as pessoas devem ter repugnância das calúnias da mesma
forma que têm em comer esse tipo carne”.
2. Allah diz [significado em português]: “Ó vós que
credes, que nenhum povo zombe do outro; é possível que [os escarnecidos] sejam
melhores do que eles [os escarnecedores]. Que tampouco nenhuma mulher zombe de
outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis,
nem vos chamem com apelidos [depreciativos] mutuamente. Muito vil é o nome que
detona maldade [para ser usado por alguém], depois de Ter recebido a fé!”.
[Surah Al-Hujjurat 49: 11].
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